TORTA FRIA VEGANA
- 1 pão de de forma vegano sem a casca
- 400g de maionese vegana
- 1 xícara de pepinos em conserva picados
- 1 cenoura grande em cubinhos
- 1/4 xícara de pimenta biquinho vermelha
- 1 xícara de azeitonas verdes picadas
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 1/4 xícara de cebolinha verde picada
PREPARO
Os ingredientes que usei para o recheio foram de certa forma improvisados. Resolvi fazer a torta sem me programar e fui ver o que tinha na geladeira que pudesse ser recheio de torta fria. O resultado foi uma torta com um sabor muito especial que foi realmente apreciada por quem provou. Use o que você quiser e tiver em casa para rechear a sua torta, invente combinações a seu gosto e divirta-se!
A quantidade de maionese necessária pode variar de acordo com o seu gosto. Eu misturei pequenas quantidades aos recheios apenas para dar um pouco de liga e sabor, e usei a maionese para cobrir as fatias de pão e finalizar a torta. Caso você preferir pode fazer a maionese em casa com castanhas de caju ou tofu. Também pode usar um requeijão vegano para cobrir o pão ao invés da maionese e deixar para finalizar a torta com a maionese. As possibilidades são muitas, o que vale mesmo é a inspiração e o resto a gente faz, improvisa como for possível e no fim dá sempre certo.
MONTAGEM DA TORTA
👉 Tenha todos os ingredientes à mão para poder começar a torta e montar as camadas. Eu coloquei um pouquinho de maionese em cada pratinho com recheio para dar liga e sabor.
Prepare o prato onde vai montar a torta. Forre com uma camada de maionese e disponha as fatias de pão ajeitando bem para que fiquem firmes e comecem a formar um retângulo.
1 – A primeira camada que eu fiz foi a de cenoura. Eu cortei a cenoura em pequenos cubinhos, temperei com uma pitadinha de sal e coloquei uma colher de sopa de maionese. Adicionei também um pouco de cebolinha verde picada.
2 – Coloque uma camada de pão sobre as cenouras, cubra com uma camada fina de maionese e adicione a próxima camada. Eu coloquei os pepinos na segunda camada. Apenas adicionei um pouco de maionese e cebolinha verde picada.
3 – Cubra a camada dos pepinos com uma camada de pão e depois cubra o pão com uma camada fina de maionese e passe para a próxima camada. Eu usei as azeitonas verdes recheadas misturadas com um pouco de maionese e cebolinha picada também.
4 – Cubra com outra camada de pão e ajeite os cantinhos para acomodar e manter o retângulo.
5 – Distribua uma camada de maionese sobre as fatias de pão e espalhe bem levando até os cantinhos sempre procurando manter o formato retangular da torta.
6 – A última camada de recheio foram as pimentas biquinho que eu cortei em pedaços e adicionei um pouco de maionese e misturei com a salsinha picada.
7 – Espalhe bem a última camada de recheio ajeitando os cantinhos. Tenha o cuidado de não fazer os recheios muito aguados para que a torta não desande.
8 – Coloque a última camada de pão e cubra toda a torta com a maionese. Use uma espátula para espalhar bem nas laterais. Eu usei um garfo para fazer uma decoração nas laterais da torta fazendo linhas verticais.
Decore a seu gosto com legumes bem coloridos. Eu fiz a famosa florzinha com casca de tomates e usei um ramo de salsinha fresca e uns pedacinhos do galho da salsa, além de pequenas folhas de manjericão. A torta está pronta, leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de cortar. Sirva como lanche ou refeição principal acompanhada de salada. É perfeita para receber visitas e para festas em geral, especialmente as festas de fim de ano. Já estou aqui imaginando fazer a minha torta fria de Natal. Espero que tenham gostado da receita e se inspirem a fazer também esta deliciosa sugestão.